Socialização na Prática Coral
Em sua opinião, o canto coral exerce uma função socializadora? Justifique.
Tratando “socialização” como o resultado de atividade ou trabalho compartilhado, em que existem trocas e influências recíprocas, podemos abordar alguns aspectos referentes à prática coral.
(1) O trabalho de um coro compreende a integração de todos os seus membros para atingir o objetivo final (interpretação de uma peça musical). Isto quer dizer que, por meio da respectiva função individual, todos devem se interar minuciosamente na elaboração e performance de uma execução musical para formar um todo coerente (vide a estrutura de um quebra-cabeça, em que somente a junção correta de cada peça no todo possibilita a composição de uma imagem no final). (2) No coro também está implícito o envolvimento de cada membro do grupo com o compositor da obra trabalhada, ou melhor, com sua estética, por meio do envolvimento sensorial, cognitivo e emocional aí exigidos. Vale lembrar que, nesse sentido, tal estética simboliza o modo de fazer de um outro ser. (3) Inegável considerar o complexo processo de socialização que também ocorre entre o coro e o público no momento de uma apresentação ao vivo, quando uma identificação entre eles é possível por conta da representação de um tempo, espaço, história e cultura que para ambas as partes torna-se aí concretizada. (4) Dentro desse mesmo foco, pode-se abordar um outro aspecto, digamos, psico-social, que ultrapassa a fronteira do musical propriamente dito, embora tenha nele o seu pilar: O trabalho regular entre os participantes de um coro pode criar uma cumplicidade humano-social, cuja expressão-comunicação parece ampliada e aprofundada em sensibilidade. (Isto pode bem ser conferido no filme de Kay Pollak intitulado “A Vida no Paraíso”, de 2004).
Silvia de Lucca
FONTE: Texto escrito a convite de Lia Olympía Kogiaridis de Souza, como participação em sua monografia apresentada em maio de 2009 ao curso de Pós-Graduação lato sensu, especialização em música com ênfase em regência coral da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a qual aborda o tema do canto coral como ferramenta de socializacao e integracao social.