Curriculum


[Em processo de atualização]

S ilvia de Lucca é Mestre em Artes pela ECA-USP, Especialista em Composição pelos Conservatórios de Zurique e Genebra.

Iniciou seus estudos musicais através do piano em 1968, concluindo sua formação pianística (Graduação Superior) em 1982, simultaneamente à formação em Psicologia.

Já aos 13 anos de idade dirigiu durante três anos uma bandinha infantil, com cerca de 30 crianças, às quais também lecionava teoria musical.

De 1983 a 1986 participou intensamente dos madrigais Collegium Musicum de São Paulo e Canto Vivo; sendo posteriormente auxiliar de regência dos corais Faap e Santo Américo.

Ao piano atuou durante anos como acompanhante de diversos instrumentistas, cantores e corais, e em diferentes conjuntos de câmara.

Participou como violista em orquestras jovens, incluindo a Orquestra Sinfônica Jovem do Litoral.

Ainda como estudante participou dos Festivais de Música de Brasília, Campos do Jordão, Curitiba, Londrina e Teresópolis, e de Encontros de Orquestras Jovens em Tatuí.

Na composição foi orientada por Schnorrenberg, Kelly, Santoro, Ficarelli, Escobar no Brasil, e Lehmann e Balissat no exterior.

De 1989 a 1993 residiu em Zurique e Genebra, onde se especializou em Composição nos Conservatórios das respectivas cidades. Desde então suas obras tem sido apresentadas regularmente, além de receber constantes solicitações e encomendas de novas composições, no país e no exterior.

Seu catálogo de composições conta com obras para diferentes formações instrumentais: solos, câmara, orquestra de cordas e sinfônica.

Em Zurique (1990) e em São Paulo (1996, 2010 e 2014) foram realizados concertos totalmente dedicados às suas obras.

Como compositora participou ainda de diversos eventos musicais, tais como: . Festivais Música Nova - São Paulo, Ribeirão Preto e Santos; . Bienais de Música Brasileira Contemporânea - Rio de Janeiro; . Encontro de Compositores Latino-Americano - Porto Alegre; . Encontro Latino-americano de Compositores e Intérpretes - Belo Horizonte; . Festival SG-2003 - Suíça; . Juni-Festwochen Zürich - Suíça; . Festivais Internacionais de Mulheres Compositoras - São Paulo e Poços de Caldas; . Festival de Inverno de Campos do Jordão; . Seminário A Mulher na Música - Rio de Janeiro; . 1ª Semana da Música FIAM-FAAM - São Paulo.

Prioritariamente dedica-se à composição, às atividades como docente em algumas disciplinas musicais e ao seu projeto “Eu adoro música, mas não entendo nada!”, ministrado desde 1992 com diferentes nomes, em diferentes instituições, destinado ao grande público interessado em conhecimento musical e desenvolvimento da escuta. Cujo interesse serviu também à pesquisa que desenvolveu na Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, intitulada: “O produto musical nas rádios brasileiras e aspectos de sua influência - um panorama atual paulistano”.

Foi coordenadora e membro do júri do Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri nas versões 2003, 2005 e 2007, bem como jurada da versão 2013 e de outros concursos de interpretação e criação musicais, tais como o Carnaval São Paulo (1995), o Projeto Nascente - USP (2002, 2006 e 2016), o Prêmio Carlos Gomes (2009, 2010, 2011), o Prelúdio - Televisão Cultura de São Paulo (2010) e o ProAC - Música Erudita, da Secretaria de Estado da Cultura de SP (2012 e 2013).

Na contramão da padronização cultural gerada pelas leis de mercado, e conseqüente estandardização do referencial musical, dedica-se à valorização das diferentes culturas e estéticas e da Educação Musical por meio de elaboração, realização e orientação de projetos e manifestações sócio-educativo-musicais, como sua participação no grupo gestor do movimento nacional Quero Educação Musical na Escola em 2007-2008 e a idealização e coordenação do projeto Encantando o Canto em escolas públicas de São Paulo de 2001 a 2004.

Devido a essas atividades tem dado cursos livres, palestras, entrevistas, escrito artigos, participado de grupos de estudo, simpósios, fóruns, associações, mesas redondas, etc.

De 2014 a 2018 dedicou-se prioritariamente à organização do Acervo e respectivo Banco de Dados do compositor Mario Ficarelli, além de coordenar a edição independente do método MUSISSIMPHOS® desse compositor, finalizada em 2020, destinado a orquestra de iniciantes.