Notícia

Guido Sant’Anna ganha o primeiro prêmio na famosa competição Fritz Kreisler em Viena!!!!!

Nunca testemunhei na Europa um público, maestro e orquestra tão entusiasmados com uma interpretação musical! Guido se lançou ao espaço como um astronauta e levou-nos juntos em uma jornada para ver como esse mundo pode ser extraordinariamente belo!!

PROFUSÃO foi a palavra que escolhi para sintetizar o que vivi nos dias 23 e 25 desse mês de setembro como presente sonoro para meu aniversário que ocorria justo entre essas duas datas. A provocação para atingir um estado de espírito que permitiu flanar por entre os astros chegou-me pelo jovem Guido (17) e seu brinquedo chamado violino. Sim, Guido toca com tamanha organicidade como uma criança que não separa o seu eu daquilo que fantasia com os objetos que escolhe para se inteirar. Nem se dá conta de quanto convence de que esse momento é também a mais bela realidade. A partir daí, uma vez intérprete e instrumento em unidade inseparável durante um concurso internacional da mais alta respeitabilidade, foi somada tamanha abundância sonora e coerência musical que paralisou quem os ouviu: o público, o regente, os músicos da orquestra e, com especial grau de responsabilidade, a numerosa banca composta de respeitadíssimos jurados que o avaliavam.  Todos viam, ouviam e envolviam-se especialmente compenetrados (eu diria encantados!) o brasileiro que desembarcou na cidade carro-chefe da música clássica mundial para concorrer no tão considerado evento. Na famosíssima Musikverein de Viena só era possível ater-se à multiplicidade de rica expressão na execução do concerto de Brahms que o jovem intérprete de São Paulo dominava com muitos sorrisos de profundo engajamento e gozo. Chego a pensar que talvez o próprio compositor se surpreenderia em saber que alguém de condições extraordinárias das que regem o Velho Mundo destacava-se entre mais de 200 fortes candidatos do planeta e, mais, aprovaria com louvor Guido a ser o grande vencedor deste concurso em sua 10ª edição.

A respectiva execução no concerto de gala pode ser conferida neste vídeo a partir do minuto 1:48:00

Assim, este meu aniversário retumbará em meu peito ad aeternum, estou certa.

Nota: meu especial parabéns também à mãe do jovem Guido, senhora Glauce, que o conduziu bem novo ao estudo da música, e à sua professora Elisa Fukuda, pela extrema competência, experiência e sabedoria em todos esses anos de esmerada dedicação ao ensino do violino no Brasil.